DOCUMENTOS, CHANCELARIA E CULTURA NO MOSTEIRO DE SANTA CRUZ

37,10€

DOCUMENTOS, CHANCELARIA E CULTURA NO MOSTEIRO DE SANTA CRUZ

37,10€

GOMES, SAUL ANTÓNIO (2007) IN LIMINE CONSCRIPTIONIS: DOCUMENTOS, CHANCELARIA E CULTURA NO MOSTEIRO DE SANTA CRUZ DE COIMBRA (SÉCULOS XII A XIV). VISEU: PALIMAGE. DE 25X18 CM. COM 1188 PÁGS. ILUST. B.

“Constitui esta obra uma renovação na historiografia das ciências paleográfica e diplomática, pois que pela primeira vez se estuda no nosso país, com todo o pormenor e um pleno domínio das técnicas e metodologias destas ciências, uma chancelaria monástica. (…). O Autor estuda a sua rica biblioteca, que ombreia com as das mais importantes casas monásticas europeias, e dedica-se depois ao conhecimento do seu arquivo e da actividade de produção documental da sua chancelaria, que analisa em toda a sua abrangência, dos materiais utilizados à escrita neles reproduzida e da forma de redacção dos actos à sua validação com notáveis selos.

Toda a exposição se apoia em muitos quadros e gráficos e se ilustra com significativas reproduções de manuscritos e documentos, alguns com belas iluminuras, e com imagens dos selos que os validam, de variada e simbólica iconografia, que são a prova visível do elevado nível cultural desta casa monástica, no quadro nacional e europeu.

Trata-se, pois, de um estudo de grande valor científico, pela sua profunda investigação científica, ampla reflexão, pleno domínio técnico e aliciante exposição, que vivamente se recomenda para publicação, até por se constituir já como uma referência para a elaboração de outros trabalhos a serem realizados no âmbito da actividade cultural e da produção de actos escritos das muitas instituições religiosas ou seculares que existiram em Portugal ao longo dos séculos”. Maria Helena Cruz Coelho. [leve vincos na lombada]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em