DONAS DE TEMPOS IDOS

21,20€

DONAS DE TEMPOS IDOS

21,20€

SABUGOSA, CONDE DE (1918) DONAS DE TEMPOS IDOS. LISBOA: PORTUGALIA EDITORA. DE 19X13 CM. COM 310-[1] PÁGS. E.

Segunda edição desta estimada obra, correcta e augmentada e com um apêndice onde o autor estampa algumas cartas inéditas e artigos de imprensa que foram escritos sobre as suas «Donas». Destacamos os textos de Brito Aranha, António Cândido, Visconde de Castilho, António Baião, D. Maria Amália Vaz de Carvalho, Joaquim de Vasconcelos e António Feijó.

Fazendo uso de uma escrita erudita, mas sempre ao alcance do leitor moderno, com quem parece “conversar amigavelmente”, o autor selecionou e apresentou as figuras femininas que povoam a História de Portugal de encanto, delicadeza e intriga. Para cada Dona, um capítulo. Sendo assim, pode ler-se sobre D. Maria Pais, a “Ribeirinha”, D. Beatriz, condessa de Arundel e de Huntingdon, D. Leonor de Áustria, D. Beatriz de Sabóia, D. Francisca de Aragão, Catarina de Bragança e D. Isabel de Portugal. Pelo meio, encontramos um interessante capítulo dedicado às metamorfoses da infanta D. Maria e um outro sobre El-rei D. Sebastião e as mulheres. O livro prima por permitir reviver épocas e momentos fulcrais da história de Portugal entre os séculos XII e XVII, com todo o esplendor e graciosidade que apenas a figura da mulher consegue conferir aos acontecimentos.

Encadernação meia francesa em pele decorada na lombada com ferros a ouro; corte da cabeça carminado; capas preservadas. [com ex-libris colado no verso da pasta anterior]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em