BÁRBARA, A. MADEIRA (1979) SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL DA REFORMA POMBALINA À 1ª REPÚBLICA. LISBOA: ASSÍRIO E ALVIM. DE 20X12 CM. COM 155, [1] PÁGS. B.
“O estudo que nos propomos fazer é uma curta análise do que foram as reformas do ensino primário no nosso país, desde a sua institucionalização no tempo do Marquês de Pombal até à 1.ª República. Das escolas conventuais (Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, Mosteiro Cisterciense de Alcobaça), às escolas do Conde Ferreira do final da monarquia ou às escolas centenárias da República, vai um salto, não só no tempo, como nos métodos e nos objetivos alcançar.
A escola conventual, a majestade da Universidade, o obscuro posto escolar, a escola primária implantada pela República, podem associar-se a conteúdos, situações históricas e sociais, métodos pedagógicos, etc.…. em conjunto com os quais tomam sentidos que devem ser esclarecidos e interpretados. É tomando como ponto de referência esta realidade, que iremos tentar descobrir nos símbolos e sinais da escola, o significado e a sua interligação nas concepções pedagógicas dominantes”.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..