Elementos para um estudo da Casa dos Bicos

20,00€

Elementos para um estudo da Casa dos Bicos

20,00€
1

CARITA, Helder; CONCEIÇÃO, João Paulo (1983) Elementos para um estudo da Casa dos Bicos. [Lisboa]: Pisa-Babel. De 23x31 cm. Com 73 págs., [5] fls. Ilust. E.

Uma das poucas abordagens histórico-arquitectónicas do invulgar edifício quinhentista na ribeira de Lisboa atribuído a Braz de Albuquerque.

Citando os autores: «[…] A aparente ambiguidade na concepção arquitectónica da Casa dos Bicos, entre um programa medieval e uma aspiração renascentista, esconde uma temática mais profunda, fundamental para a compreensão desta casa e de toda a arquitectura portuguesa; o conflito entre uma concepção espacio-temporal oriental, descontínua e estática, e uma concepção europeia, essencialmente contínua e dinâmica. […]

A descoberta do páteo da Casa dos Bicos e da sua função como núcleo de distribuição, organizador do programa arquitectónico, vem aproximar a Casa dos Bicos do grupo de casas dos séc. XVI e XVII de raíz mediterrânica-árabe. […]

No núcleo da arquitectura doméstica portuguesa, a Casa dos Bicos é talvez a primeira transposição formal duma simbiose entre duas visões espaço-temporais distintas, a fachada-muro”

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em