ENGENHOS E ESCRAVOS NA SOCIEDADE COLONIAL 1550–1835.

15,90€

ENGENHOS E ESCRAVOS NA SOCIEDADE COLONIAL 1550–1835.

15,90€
SCHWARTZ, STUART B. (1988) SEGREDOS INTERNOS: ENGENHOS E ESCRAVOS NA SOCIEDADE COLONIAL 1550–1835. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRAS. DE 23X15 CM. COM 474 PÁGS. ILUST. E.
“Com Segredos Internos: Engenhos e Escravos, cuja edição original norte-americana de 1985 ganhou o Bolton Prize, Stuart Schwartz escreveu obra definitivas sobre a indústria açucareira no Brasil e seu desenvolvimento na Bahia. Ao mesmo tempo, este é o melhor estudo social e económico existente sobre o Brasil rural no período colonial. (…) O engenho ‘espelho e metáfora da sociedade baiana’, é examinado tanto na perspetiva do trabalhador quanto do ponto de vista do senhor do engenho e do lavrador de cana.”
A investigação de Suart Schwartz distingue-se pela abundante referência documental: o autor consultou arquivos eclesiásticos, cartórios, testamentos, inventários e relatórios da administração colonial. A abordagem é interdisciplinar, integrando história social, económica e das mentalidades. Esta base permite-lhe construir uma narrativa densa e complexa sobre a realidade colonial brasileira. [capa da brochura com algum desgaste, na contracapa com vincos; corte das folhas amarelecido]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em