LIMA, FERNANDO DE CASTRO PIRES DE (1943) ENSAIOS. PORTO: PORTUCALENSE EDITORA. DE 20X12 CM. COM 195, [4] PÁGS. B.
Livro composto por oito ensaios de temas variados:
Fernando Pires de Lima: O primeiro ensaio homenageia o seu avô paterno, apontando-o como um precursor do Estado Novo e pilar familiar.
Gustavo Barroso: Uma página de homenagem a este escritor brasileiro e amigo, cujo discurso planeado para o Porto não pôde ser proferido.
Infanta D. Maria: Uma análise baseada na obra "Panegírico da Infanta D. Maria" de João de Barros.
"Vinho na Medicina": Estudo focado no uso moderado do vinho na saúde, apresentado num Congresso Luso-Espanhol.
«Avè-Maria»: Trata-se de um ensaio sobre um tema religioso, descrito pelo autor como uma página de memórias.
«No Ventre da Virgem Mãe»: foca-se no estudo de uma quadra tradicional considerada um tema inesgotável para os etnógrafos.
«Soldado que vais p’ra guerra»: Foca um aspeto curioso do folclore nacional. A presença da vida militar na cantiga popular permitiu ao autor escrever sobre o homem português e o exército.
«Mar e o Brasil»: Encara estas duas paixões nacionais através de um cancioneiro repleto de cantigas alusivas ao Mar e às Terras de Santa Cruz, estudando a travessia aérea do Atlântico por Gago Coutinho e Sacadura Cabral segundo a voz do povo.
Nota: capa empoeirada e com algumas manchas.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..