A JOALHARIA NO PORTO AO TEMPO DOS ALMADA

14,84€

A JOALHARIA NO PORTO AO TEMPO DOS ALMADA

14,84€
1

SOUSA, GONÇALO DE VASCONCELOS E (2008) A JOALHARIA NO PORTO AO TEMPO DOS ALMADA. PORTO: CITAR - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DAS ARTES-UCP. DE 24X16 CM. COM 206 PÁGS., [16] PP. ILUST. B.

A joalharia no Porto ao tempo dos Almada acompanha um movimento importante de produção portuguesa de peças preciosas de adorno. A jóia representa estatuto e ornamentação, poder e sedução, conferindo as gemas, no feminino, a exaltação do brilho e do cromatismo, e, no masculino, a expressão do estatuto social, através da exibição dos hábitos das ordens militares. Entre acção e decoração, os grupos sociais interligam-se com a jóia a e o seu simbolismo, veículo de todas as contradições de um tempo de mudança.

Os movimentos artísticos do rococó e do neoclássico não devem ser desligados desta expressão afirmativa da jóia, porque as suas gramáticas formais e ornamentais não se desligam das estéticas desse período, que preanuncia o final de uma sociedade de Antigo Regime e o e o advento de um Porto Romântico, período delirantemente apaixonado da vida desta cidade nortenha.

Ilustrado em folhas á parte com belíssimas fotografias impressas a cores da autoria de José Eduardo Cunha.

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar