SOUSA, GONÇALO DE VASCONCELOS E (2008) A JOALHARIA NO PORTO AO TEMPO DOS ALMADA. PORTO: CITAR - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DAS ARTES-UCP. DE 24X16 CM. COM 206 PÁGS., [16] PP. ILUST. B.
A joalharia no Porto ao tempo dos Almada acompanha um movimento importante de produção portuguesa de peças preciosas de adorno. A jóia representa estatuto e ornamentação, poder e sedução, conferindo as gemas, no feminino, a exaltação do brilho e do cromatismo, e, no masculino, a expressão do estatuto social, através da exibição dos hábitos das ordens militares. Entre acção e decoração, os grupos sociais interligam-se com a jóia a e o seu simbolismo, veículo de todas as contradições de um tempo de mudança.
Os movimentos artísticos do rococó e do neoclássico não devem ser desligados desta expressão afirmativa da jóia, porque as suas gramáticas formais e ornamentais não se desligam das estéticas desse período, que preanuncia o final de uma sociedade de Antigo Regime e o e o advento de um Porto Romântico, período delirantemente apaixonado da vida desta cidade nortenha.
Ilustrado em folhas á parte com belíssimas fotografias impressas a cores da autoria de José Eduardo Cunha.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.