REBELO, CARLOS (2002) A DIFUSÃO DA LEITURA PÚBLICA: AS BIBLIOTECAS POPULARES (1870-1910). PORTO: CAMPO DAS LETRAS. DE 21X14 CM. COM 230 PÁGS. B.
O trabalho dado à estampa corresponde, com algumas atualizações e correções, à versão apresentada ao ISCTE, em 1998, para obtenção do grau de mestre em História Social Contemporânea, que teve como arguente o Doutor José Tengarrinha.
“(…) Trata-se de um tema praticamente desconhecido e sobre o qual não existem entre nós quaisquer estudos, pelo que foi necessário recorrer, quase exclusivamente, às fontes primárias disponíveis. (…) O âmbito desta investigação tem como núcleo central o período que vai de 1870 a 1910. (…) O estudo está organizado em quatro capítulos e parte de uma prévia definição de conceitos, particularmente importante quando se trata de uma época em que a ambiguidade e a indefinição das designações constituem a regra. Procura-se depois contextualizar o desenvolvimento da leitura pública, tendo por isso presente os progressos registados no domínio da instrução e, sobretudo, do ensino de adultos. No mesmo sentido se inclui o desenvolvimento da imprensa, e, em particular, da edição popular. O último capítulo é dedicado às instituições de leitura, com natural destaque para o papel desempenhado pelas bibliotecas populares”.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.