REBELO, CARLOS (2002) A DIFUSÃO DA LEITURA PÚBLICA: AS BIBLIOTECAS POPULARES (1870-1910). PORTO: CAMPO DAS LETRAS. DE 21X14 CM. COM 230 PÁGS. B.
O trabalho dado à estampa corresponde, com algumas atualizações e correções, à versão apresentada ao ISCTE, em 1998, para obtenção do grau de mestre em História Social Contemporânea, que teve como arguente o Doutor José Tengarrinha.
“(…) Trata-se de um tema praticamente desconhecido e sobre o qual não existem entre nós quaisquer estudos, pelo que foi necessário recorrer, quase exclusivamente, às fontes primárias disponíveis. (…) O âmbito desta investigação tem como núcleo central o período que vai de 1870 a 1910. (…) O estudo está organizado em quatro capítulos e parte de uma prévia definição de conceitos, particularmente importante quando se trata de uma época em que a ambiguidade e a indefinição das designações constituem a regra. Procura-se depois contextualizar o desenvolvimento da leitura pública, tendo por isso presente os progressos registados no domínio da instrução e, sobretudo, do ensino de adultos. No mesmo sentido se inclui o desenvolvimento da imprensa, e, em particular, da edição popular. O último capítulo é dedicado às instituições de leitura, com natural destaque para o papel desempenhado pelas bibliotecas populares”.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.