DIAS, CARLOS MALHEIRO (1905-1907) CARTAS DE LISBOA. PRIMEIRA SÉRIE (1904) & TERCEIRA SÉRIE (1905-1906). 2 VOLS. DE 19X12 CM. COM 364 & 332 PÁGS. E.
Em meados da primeira década do séc. XX, Carlos Malheiro Dias aceitava o convite do Comércio do Porto para assegurar a rubrica “Cartas de Lisboa”. Ao diário portuense de larga circulação dirigido por Bento Carqueja importaria menos a informação de natureza institucional e política, privilegiando as dimensões sociais e dinâmicas culturais da capital. A partir de 1904, Carlos Malheiro Dias, com um olhar atento e crítico da realidade lisboeta, descreve o quotidiano da capital do reino e toda a sua efervescência pré-revolucionária. Estas crónicas com uma redação muito cuidada, constituem um repositório relevante para a reconstituição dos ambientes culturais e sociais de Lisboa na primeira década do século XX.
Para que coleção fique completa falta o 2.º vol. respeitante à segunda série.
Encadernações meias de pele com cantos decoradas a ouro sobre a lombada; aparados e com as capas frontais conservadas.
Nota importante: capas escurecidas e com alguma acidez; miolo amarelecido e com ocasional acidez; assinaturas de posse no rosto; pele da encadernação com leves esfoladelas
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.