DIAS, CARLOS MALHEIRO (1905-1907) CARTAS DE LISBOA. PRIMEIRA SÉRIE (1904) & TERCEIRA SÉRIE (1905-1906). 2 VOLS. DE 19X12 CM. COM 364 & 332 PÁGS. E.
Em meados da primeira década do séc. XX, Carlos Malheiro Dias aceitava o convite do Comércio do Porto para assegurar a rubrica “Cartas de Lisboa”. Ao diário portuense de larga circulação dirigido por Bento Carqueja importaria menos a informação de natureza institucional e política, privilegiando as dimensões sociais e dinâmicas culturais da capital. A partir de 1904, Carlos Malheiro Dias, com um olhar atento e crítico da realidade lisboeta, descreve o quotidiano da capital do reino e toda a sua efervescência pré-revolucionária. Estas crónicas com uma redação muito cuidada, constituem um repositório relevante para a reconstituição dos ambientes culturais e sociais de Lisboa na primeira década do século XX.
Para que coleção fique completa falta o 2.º vol. respeitante à segunda série.
Encadernações meias de pele com cantos decoradas a ouro sobre a lombada; aparados e com as capas frontais conservadas.
Nota importante: capas escurecidas e com alguma acidez; miolo amarelecido e com ocasional acidez; assinaturas de posse no rosto; pele da encadernação com leves esfoladelas
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.