EXTINÇÃO DO CONVENTO DO SALVADOR [1886]

10,60€

EXTINÇÃO DO CONVENTO DO SALVADOR [1886]

10,60€
1

ESPANCA, TÚLIO (1978-1979) EXTINÇÃO DO CONVENTO DO SALVADOR. [&] SINOPSE DAS RUAS DE ÉVORA. ÉVORA: LIV. NAZARETH. DE 25X17 CM. COM 120 PÁGS., 6 ESTAMP. B.

Publica-se neste XXXIII vol. da coleção «Cadernos de história e arte eborense» dois estudos de Túlio Espanca versando outros tantos temas sem ligação direta entre si, mas ambos trabalhos importantes para a História de cidade de Évora.

O primeiro trabalho, com um estudos introdutório, publica “vários documentos inéditos respeitantes à vida e morte da comunidade do Salvador do Mundo, desde o treslado da instalação das religiosas na primitiva beguinaria do Reis Magos, em 1590, ulterior recolhimento de Santa Maria Madalena; os autos de examinação dos painéis da pintura em 1857, em aditamento ao inventário realizado por Cunha Rivara e João Rafael de Lemos em 1845; o arrolamento das pratas e alfaias, em 1859; a avaliação do edifício monástico em 1857; as cartas originais de Dom Augusto Eduardo Nunes participando a morte da última freira, em 1886; Inventário dos bens mobiliários da casa; termo de entrega dos objetos raros à Academia de Belas Artes de Lisboa; relação dos livros e manuscritos do cartório conventual, assim, como a enumeração dos rendimentos imobiliários, urbanos e rústicos, desde as dádivas dos fundamentos históricos até aos derradeiros enfiteutas oitocentistas, além do nome dos licitantes que adquiriram os bens profanos leiloados na hasta pública em 1887”.

O segundo trabalho, também antecedido de um estudo crítico transcreve um manuscrito de 1849 da autoria de Augusto Butler Elerpek, intitulado «Synopsis de todas as Ruas, Praças, Travessas, Becos, Igrejas, Conventos, Edifícios mais notáveis e algumas antiguidades da Cidade d’Évora, com a extenção d’alguns nomes das mesmas, e outras particularidades históricas em 1849».

Nota: capa empoeirada; lombada mais escurecida

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em