General José Vicente de Freitas

8,48€

General José Vicente de Freitas

8,48€

FERNANDES, Francisco (2010) General José Vicente de Freitas. A liberdade de  pensar. Lisboa: Edições Colibri. 1ª Edição. De 24x16 cm. Com 414 págs.  Ilust. E.

Estudo biográfico de uma figura ímpar da primeira metade do século XX  português. Personagem esquecida da História de Portugal, o General Vicente  Freitas (nascido na Calheta, na ilha da Madeira, em 1869, e falecido em Lisboa, em 1952), foi  militar graduado de altas patentes, político (Ministro do Interior, Presidente do Ministério,  Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Lisboa), professor, etc.

Revelado politicamente com o movimento saído do 28 de Maio de 1926, José Vicente de  Freitas defendeu, contudo, face à proposta constitucional de António de Oliveira Salazar, Quirino de Jesus, Marcelo Caetano e outros, uma proposta alternativa (publicada n’O século, a 12 de Fevereiro de 1933) e que apontava para um ordenamento constitucional que ‘encerrasse’ o movimento militar e que defendesse a República e a democracia, condenando vivamente o regime de partido único que se preparava, atacando desta forma a União Nacional. Salazar, que nunca perdoava, destituiu-o da Comissão Administrativa da CML, “fulminante punição”, como bem viu Bernardino Machado, antigo Presidente da Iª República". Da contracapa

Encadernação do editor – cartonado. [leve imperfeição no canto superior esquerdo da pasta frontal]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em