HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA EM PORTUGAL. A IDADE MÉDIA.

20,00€

HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA EM PORTUGAL. A IDADE MÉDIA.

20,00€
1

HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA EM PORTUGAL. A IDADE MÉDIA. Coordenação de Bernardo Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Temas e Debates, 2011. De 21x17 cm. Com 512 págs. Ilust. E.

“Na distinção entre os espaços públicos e os privados, na identificação de cada pessoa, na sua inserção familiar, nas celebrações festivas, nos registos da memória de vivos e de mortos, na própria alimentação, em todos os campos se detectam indícios de uma lenta, mas progressiva emergência do privado. Também nas representações da criança e da mulher, dos «marginais», da sexualidade, da saúde e da doença, bem como nas relações com o Além e com o sagrado, foi ganhando relevo o indivíduo como membro das comunidades em que se inseria e como pessoa singular. É desse processo que trata este volume da História da Vida Privada em Portugal, sublinhando a dicotomia estruturante na mundividência da Cristandade medieva sobre a separação entre o corpo e a alma”.

Alguns dos temas e seus autores: «O espaço urbano e o espaço rural» Iria Gonçalves; «A casa», Sílvio Conde; «O Paço», Custódio Vieira da Silva; «A família», Leonor Ventura; «A festa»; Maria Helena Cruz Coelho; «A alimentação», Iria Gonçalves, «A criança», Ana Oliveira; «A mulher», António de Oliveira; «O corpo, a saúde e a doença», José Mattoso; «A morte», Maria de Lurdes Rosa, etc.

Edição cuidadosamente impressa, ilustrada a negro e a cores no corpo do texto. Encadernação editorial (cartonado). [exemplar bem conservado]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em