IGREJA DE GATÃO

10,60€

IGREJA DE GATÃO

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BOLETIM DA DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS. N.º 63: IGREJA DE GATÃO. [LISBOA]: DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS, 1951. (COMPOSIÇÃO E IMPRESSÃO DE GRAVURAS E TEXTO NAS OFICINAS DA «MARÂNUS» EMPRESA INDUSTRIAL GRÁFICA DO PORTO, L.DA). DE 26X20CM. COM 24 PÁGS. [TEXT] & 14 FLS. [ESTAMP], [10] FLS. DESD. PLANTAS. B.

Fonte riquíssima de informações sobre a Igreja da Gatão, uma edificação de planta quadrangular que estende a sua cronologia de construção pelos séculos XIII e XIV. Na cabeceira encontram-se os elementos românicos mais expressivos. Além da fresta rasgada na parede fundeira, destaca-se, em ambos os lados, uma banda lombarda. Este modelo de cornija sobre arquinhos conheceu um particular acolhimento no românico do Tâmega e Sousa. Da época medieval são também as estreitas frestas da nave, o portal sul e o arco triunfal. Composto por duas arquivoltas quebradas, mas facetadas e lisas, este é envolvido por um friso enxaquetado.

O trabalho permite igualmente acompanhar as linhas de orientação seguidas no restauro deste monumento nacional promovido pela DGEMN em inícios da década de 50 do século XX

O Boletim organiza a informação em quatro partes perfeitamente distintas. Inicia com uma “Notícia Histórica”, que dá conta do contexto histórico da construção do monumento; a segunda parte intitulada “Antes da Restauração” procura definir a época original da construção do monumento e quais as características que o mesmo teria; “A Restauração” é o título da terceira parte e como indica o nome, são enumerados os trabalhos realizados de um modo condensado.

O Boletim termina com uma secção dedicada às “Estampas”, onde são mostradas diversas peças gráficas do monumento. São apresentadas plantas dos diversos alçados, algumas em folha desdobrável de grandes dimensões e ainda rigorosas, artísticas e belíssimas fotografias, de pormenor e de grande plano, impressas sobre papel couché que procuram mostrar o antes, o durante e o depois das obras de restauro. Por fim importa referir que não se encontram ao longo dos textos quaisquer referências aos seus autores

NOTA: capa escurecida, com desgaste e pequenos defeitos, tudo mais acentuado na lombada; miolo amarelecido e com acidez, abundante nalgumas folhas.

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