INVENTÁRIO ARTÍSTICO DE PORTUGAL. DISTRITO DE AVEIRO

70,00€

INVENTÁRIO ARTÍSTICO DE PORTUGAL. DISTRITO DE AVEIRO

70,00€
1
INVENTÁRIO ARTÍSTICO DE PORTUGAL. DISTRITO DE AVEIRO – Zona Sul. Por A. Nogueira Gonçalves. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1959. De 30x23 cm. Com XXXI-256-[4]; CXCII est. ilust. E.

Do preâmbulo de Reinaldo dos Santos: “O presente volume é o sexto do Inventário Artístico de Portugal e abrange a zona-Sul do distrito de Aveiro compreendendo a própria cidade. É um volume que faz honra à Academia Nacional de Belas Artes e muito legitimamente ao seu autor padre Nogueira Gonçalves. Já ordenara e em grande parte redigira com notável competência os dois volumes dedicados à cidade e ao distrito de Coimbra e o seu nome ficou associado ao de Vergílio Correia, que os estava preparando quando a morte o surpreendeu. Este volume é, pois, o terceiro que a Academia fica devendo ao padre Nogueira Gonçalves sendo de sua exclusiva autoria e responsabilidade. O seu texto reflecte a notável disciplina, sobriedade descritiva e escrupulosa informação do autor, constituindo um modelo em que se poderão inspirar os volumes seguintes. Além disso, marca um importante progresso na documentação gráfica, pela selecção e qualidade das fotografias, que são em grande parte do próprio autor do volume e por isso feitas de formas a melhor revelar e pôr em valor a obra descrita (...)”.

Edição de cuidada realização gráfica, profusamente ilustrada em folhas à parte com nítidas fotogravuras. Encadernação inteira de pele ao natural, artisticamente decorada com finos ferros gravados a ouro sobre a lombada e as pastas; corte da cabeça carminado e os restantes serrilhados; capas da brochura conservadas. Exemplar globalmente bem conservado.
Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em