Les Campagnes Portugaises entre Douro et Tage aux XIIe et XIIIe siècles

25,00€

Les Campagnes Portugaises entre Douro et Tage aux XIIe et XIIIe siècles

25,00€

DURAND, Robert (1982) Les Campagnes Portugaises entre Douro et Tage aux XIIe et XIIIe siècles. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian. De 25x18 cm. Com XXXVII-667-[1] págs. Ilust. E.

Magnífico e muito apreciado trabalho que constitui no essencial a tese de doutoramento apresenta à Universidade de Paris-Sorbonne (Paris IV).

O Autor propôs-se estudar a vida rural após a Reconquista cristã, limitando o âmbito da sua investigação à região entre o Douro e o Tejo nos séculos XII e XIII. No entanto excedeu, em muito, este propósito. Em primeiro lugar, porque numa longa introdução (pp. 1-52) trata da «terra e dos homens», desde a geografia, aos primeiros sinais de civilização, ao domínio romano, suévico e visigótico, à invasão árabe e ocupação muçulmana e à Reconquista cristã até 1128, traçando grandes quadros de saber muito seguro e baseado em boa bibliografia; e em segundo lugar, porque muitas vezes ultrapassa os limites geográficos propostos, para subir até à Galiza ou descer para o Alentejo, a Estremadura espanhola e a Andaluzia.

Na primeira parte (pp. 53-278) ocupa-se longamente do «quadro, meios e expressões do dinamismo camponês», a segunda parte (pp. 279-478) é consagrada aos «atentados às fortunas e às liberdades dos camponeses», a começar pela «senhoria», e a terceira e última parte (pp. 479-618) refere-se à «fixação das hierarquias e das funções». A bibliografia é abundante (fontes manuscritas, iconográficas, impressas, jurídicas e diplomáticas, obras que não se referem à Península Ibérica e obras relativas à P.I. excluindo Portugal, obras consagradas exclusivamente a Portugal).

Ilustrado com mapas e fotografias. Encadernação editorial com dourados na lombada e pasta frontal.

Esse produto está atualmente indisponível. Você pode nos enviar uma pergunta sobre isso.

Também pode estar interessado em