LISBOA POMBALINA E O ILUMINISMO

21,20€

LISBOA POMBALINA E O ILUMINISMO

21,20€
1

FRANÇA, JOSÉ-AUGUSTO [1983] LISBOA POMBALINA E O ILUMINISMO. [LISBOA]: BERTRAND EDITORA. DE 22X17 CM. COM 238, [2], 88, [2] PP. E.
Originalmente escrita em francês e reproduzindo a tese de doutoramento do autor defendida na Sorbonne em 1962, a obra foi traduzida pelo autor em 1966 e naquele ano aparecida pela primeira vez na nossa língua. A edição de 1983 é a terceira, apresenta-se «revista a actualizada», antecedida de um prefácio de Pierre Francastel.
“A cidade que o Marquês de Pombal fez renascer das cinzas e dos destroços do terramoto de 1755 é uma das grandes criações do génio português - e sem dúvida o maior facto artístico-sociológico da nossa História. Última cidade antiga e primeira cidade moderna, Lisboa Pombalina apresenta-se como um problema complexo que tem que ver com um novo sentido de urbanismo no Ocidente, mas também com a história do país que um «déspota esclarecido» procurava transformar, com a evolução do gosto artístico dos portugueses, com a modificação dos processos técnicos, - com as próprias estruturas da Nação”.
Ilustrada no corpo do texto com grande profusão de gravuras e fotografias. Encadernação do editor com sobrecapa em policromia. [descrito carimbo de posse a óleo em anterrosto]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em