LUSITANIA: REVISTA DE ESTUDOS PORTUGUESES. FASC. II - MARÇO DE 1924. DIR. CAROLINA MICHAELIS DE VASCONCELLOS; ED., RED. E GER. CAMARA REIS. LISBOA: REVISTA DE ESTUDOS PORTUGUESES, 1924. DE 25X17 CM. COM [141] PÁGS. ILUST. B.
Lusitania. Revista De Estudos Portugueses, Publicou-se em Lisboa, entre Fevereiro de 1924 e Outubro de 1927, e não somou mais de 10 números, marcados por alguma arritmia.
Os objetivos programáticos da revista Lusitania encontram-se explanados na nota de abertura no primeiro número: «Aspira a LVSITANIA a ser um órgão da nossa cultura, posto ao serviço da Reconstrução Nacional. Órgão independente, emprêsa espiritual – pois nem sequer tem a revista outro editor que não seja a sua redacção – vem esta publicação enquadrar-se no grande movimento de recriação do Espírito da Pátria, para o servir com sinceridade pura, isenção honrada e fé ardente na verdade imortal da Nação Portuguesa – verdade imortal e pairante sobre o medíocre, o contingente e o provisório.
Amamos e queremos servir a Terra Lusa em todas as irradiações da alma avoenga e Contemporânea. Eis o nosso programa».
SUMÁRIO: «Um desenho inédito de Rembrandt», por José de Figueiredo; «O escudo nacional português (lenda história), por António de Vasconcelos; «A Renascença médica em Portugal (Pierre Brissot e Amato Lusitano), por Ricardo Jorge; «O claustro dos Jerónimos», por Reinaldo dos Santos; «Pintura primitiva portuguesa (Jorge Afonso)», por José de Figueiredo; «Conversão e morte de Junqueiro», por Agostinho de Campos [capa da brochura escurecida e com leve acidez, extremidades com pequenos rasgos no papel]
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..