MOCIDADE PORTUGUESA

10,60€

MOCIDADE PORTUGUESA

10,60€
1

ARRIAGA, LOPES (1976) MOCIDADE PORTUGUESA. BREVE HISTÓRIA DE UMA ORGANIZAÇÃO SALAZARISTA. LISBOA: TERRA LIVRE. DE 20X15 CM. COM 194, [2] PÁGS. ILUST. B.

“Quatro décadas depois da sua criação, em pleno florescimento do regime ditatorial salazarista, quem se lembrará hoje da extinta Mocidade Portuguesa, como irrompeu e que objectivos perseguia a organização juvenil que procurara abarcar nos seus tentáculos a juventude do País inteiro — trabalhadora ou não —, inspirando-se nos modelos hitlerianos e da Itália de Mussolini? Criada em 1936 pelo ministro Carneiro Pacheco, o carácter de filiação obrigatória, a fisionomia militarista e eminentemente política, a época em que surgiu, a forma absorvente como procurou abranger toda a juventude, a sua orgânica, e o regulamento de instrução geral decalcado dos do Exército, em pouco tempo criaram à sua volta um clima de antipatia e de marcado pendor fascizante (...)”. do Introito.

No final, com notação musical aparecem os «Hinos e Marchas». Ilustrado com desenhos e reproduções fotográficas. [capa com desgaste e alteração da coloração original]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em