MONJAS DOMINICANAS

16,00€

MONJAS DOMINICANAS

16,00€
1

MONJAS DOMINICANAS: PRESENÇA, ARTE E PATRIMÓNIO EM LISBOA. COORD. DE JOSÉ EDUARDO FRANCO, VÍTOR SE RRÃO ET AL. LISBOA: ALËTHEIA EDITORES, 2008. DE 29X24 CM. COM 244, [6] PÁGS. ILUST. E.

Luxuoso álbum dedicado aos mosteiros dominicanos do ramo feminino que existiram, ou ainda existem, na cidade de Lisboa, com coordenação executiva das próprias Monjas Dominicanas do Lumiar e coordenação científica dos especialistas Vítor Serrão, José Eduardo Franco, Ana Cristina da Costa Gomes e José Augusto Mourão.

Através de uma série de ensaios e estudos de historiadores dos diversos ramos, percorrem-se nestas páginas – onde a ilustração é também uma constante do património ainda hoje de pé – significativos aspectos históricos, religiosos, culturais e artísticos da vida consagrada nos conventos femininos desde o século XIII até ao nosso tempo.

Alguns dos estudos: «O Mosteiro baixo-medieval de Chelas: Interrogações a respeito de uma observância mendicante», «Capiteis historiados de um antifonário do Mosteiro de Santa Joana, em Lisboa», «O Convento Dominicano de Nossa Senhora do Rosário, de Lisboa»; «Frei Luís de Granada e o processo inquisitorial de Soror Maria da Visitação»; «Arquitectura e campanhas de obras nos mosteiros de monjas dominicanas em Lisboa, sécs. XVII e XVIII»; «Apoteose efémera e declínio: o caso de Maria da Visitação, a monja dominicana de Lisboa»; etc.

Edição muito cuidada, impressa em bom papel couché, ilustrada a cores com belíssimas fotografias. Encadernação editorial em tela com títulos gravados a seco e sobrecapa de protecção estampada a cores. [ex. como novo]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em