NOTÍCIAS HISTÓRICAS DO CONCELHO DA MURTOSA

53,00€

NOTÍCIAS HISTÓRICAS DO CONCELHO DA MURTOSA

53,00€
1
CUNHA, JOSÉ TAVARES AFONSO E (1965-1984) NOTAS MARINHOAS: NOTÍCIAS HISTÓRICAS DO CONCELHO DA MURTOSA E DAS DUAS FREGUESIAS MARINHOAS DO CONCELHO DE ESTARREJA. [PARDILHÓ E VEIROS] VOL. I (A VOL. III). MURTOSA: LIVR. RAMOS: ED. DO AUTOR. DE 21X15 CM. ILUST. B.
Obra fundamental para a compreensão da identidade da região de Estarreja e fonte indispensável para todos os que pretendam conhecer a história (social, económica e militar, para além religiosa), a etnografia e a linguística dessa singular região.
Pelos temas desenvolvidos nas várias «notícias» insertas ao longo dos volumes, espaçadamente publicados, a obra constitui um documento de referência incontornável para historiadores, etnólogos, genealogistas, entre outros estudiosos.
Índice das «notícias»: I Vol. “A capela de São Simão»; «A igreja do Bunheiro (1ª parte – reconstrução)»; «Dr. Gonçalo António tavares de Sousa (Excerto da 2.ª parte das notas sobre «A igreja do Bunheiro)»; II Vol. «A igreja de Veiros»; «A capela do Senhor da Ribeira», «A Casa do Rego»; «O vínculo da Casa do mato»; «O último arcebispo-Eleito de Cranganor»; III vol. tem como subtítulo «Guerra e Paz» e é uma coletânea de 52 extensos parágrafos ou «entradas» relacionados com o tema em terras marinhoas. As notícias que o volume carreia para o estudo do tema ultrapassam em muito o âmbito regional, fazendo referência a muitas personalidades que desempenharam cargos na tropa de milícia, bem como aos civis mobilizados para esses corpos militares auxiliares. Recrutamento e disciplina das tropas são temas também abordados; fixa ainda muitos episódios relativos ao assunto e transcreve importante documentação; fala também dos tempos de paz, socorrendo-se de documentação inédita, deixa notas importantes para conhecer o quotidiano da região ao longo dos séculos, [capas escurecidas e com algum desagaste]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em