O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO: ROMANCE

8,00€

O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO: ROMANCE

8,00€
1

SARAMAGO, José (1993)O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO: ROMANCE. Lisboa : Caminho. De 21x13cm. Com 445, [3] págs. B.

Grande Prémio APE, 1992

“O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991) é um romance de José Saramago que, com uma visão moderna e crítica da religião, reconta a história biblica sobre a vida de Jesus Cristo.

O livro conta uma história ficcionada e humanizada da vida de Jesus e alude a uma sua eventual relação com Maria Madalena (no livro, foi com ela que Jesus "conheceu o amor da carne e nele se reconheceu homem"). Ao adoptar essa perspectiva, de humanização de Cristo, distante da representação tradicional do Evangelho, Saramago coloca que a propaganda histórica da crucificação de Jesus, "um revulsivo forte, qualquer coisa capaz de chocar as sensibilidades e arrebatar os sentimentos”…. São palavras duras, mas há que dizê-las".Isso levou a que o livro fosse considerado ofensivo por diversos sectores da comunidade católica, a que ele sofresse perseguição religiosa no seu próprio país, e a que o governo português, pressionado pela Igreja Católica e por meio do então Subsecretário de Estado da Cultura de Portugal, António de Sousa Lara, vetasse este livro duma lista de romances portugueses candidatos ao Prémio Aristeion em 1992 por "atentar contra a moral cristã".

Em reacção a este acto do Subsecretário de Estado, que considerou censório, Saramago abandonou Portugal, passando a residir na ilha de Lanzarote, Ilhas Canárias, onde permaneceu até a sua morte.”

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em