O MAIO-MOÇO

10,60€

O MAIO-MOÇO

10,60€

BONITO, REBELO (1962) O MAIO-MOÇO. VILA REAL: [S.N.], ( -- MINERVA TRANSMONTANA). DE 23X16 CM. COM 16 PÁGS. ILUST. B.

“Nos meus tempos de rapaz [o autor nasceu nos fins do século XIX] saía para a rua, no dia primeiro de maio, um bando de gente nova acompanhando um moço coberto de giestas floridas. Era o maio-moço. O grupo cantava a «canção do maio» e o maio-moço ensaiando passinhos de dança, respondia exclamando: viva! Viva! Viva!»

Para o meu entendimento não passava a ocorrência, naquele tempo, de coisa trivial, e não lhe ligava o profundo significado que na realidade tinha. Mas os anos passaram e certo dia senti o desejo de recordar a música e os versos associados às recordações de infância; reconheci, então, no maio-moço vilarealense entroncava numa tradição espalhada sob diversas formas pelo mundo civilizado, desde a mais alta antiguidade, a começar nos gregos.

Na transição do inverno para o verão, dos meses de mau tempo para os de sol criador, da época da penúria para a da frutificação e colheitas, dos tempos de miséria para os tempos de fartura - sempre o homem viveu euforicamente a alegria de tais momentos”.

Ilustrado com notação musical.

Nota: Capa da brochura escurecida e com manchas de acidez.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em