O MARQUEZ DE POMBAL

42,40€

O MARQUEZ DE POMBAL

42,40€

AGUILAR, FRANCISCO D'AZEREDO TEIXEIRA D' [1982] O MARQUEZ DE POMBAL. CEM ANNOS DEPOIS DA SUA MORTE. CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO SEU PRIMEIRO CENTENÁRIO. POR... CONDE DE SAMODÃES. PORTO: LIVRARIA RELIGIOSA E SCIENTIFICA., MDCCCLXXXII. DE 18X12 CM. COM DE X, 334 PÁGS. E.

Figura expressiva da política e do catolicismo de oitocentos, Francisco de Azeredo Teixeira de Aguilar, 2º conde de Samodães, apresenta-nos uma visão histórica do Marquês de Pombal. Apesar de declarar no proemio “fracamente adversário do centenário do célebre ministro”, o trabalho, contêm interessantes subsídios para o estudo de uma figura controversa e de uma época plena de acontecimentos históricos, mas também de divisões. O processo de expulsão do jesuíta é tem tratado com aprofundamento.

“O primeiro capítulo trata dos centenários e faz o parallelo entre o do egrégio poeta Camões e o que se preparava para o Marquez de Pombal e diz que o primeiro conglobava, sem discrepância, os votos unanimes de toda a nação e de todos os partidos; mas com o segundo não podia succeder outro tanto porque a concordância não podia existir onde faltava a unanimidade dos suflragios, e quando se vê que nelle pre. ondera um espirito de partido. Esta obra tem IX capítulos, no ultimo dos quaes e ao findar a sua exposição histórica, na orientação critica já conhecida, o illustre auctor conclue com um perfil do Marquez de Pombal e com a affirmação de que, no seu modo de pensar, o centenário era uma affronla á memória daquelle estadista”. Inocêncio, 12, 162.

Encadernação moderna, inteira em material sintético, decorada na lombada com títulos a ouro mate; com leve aparo em todos os cortes, preservando a capa frontal. [miolo limpo, mas com sublinhados a lápis bem como com algumas notas; antigo título de posse em 3 folhas; capa da brochura com uma pequena perda de papel e algumas manchas]. Muito invulgar.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em