O SAMPAIO DA "REVOLUÇÃO" NAS FRACTURAS DO SÉCULO.

7,42€

O SAMPAIO DA "REVOLUÇÃO" NAS FRACTURAS DO SÉCULO.

7,42€

SÁ, VÍTOR DE (1984) O SAMPAIO DA "REVOLUÇÃO" NAS FRACTURAS DO SÉCULO. PORTO: ASSOCIAÇÃO DOS JORNALISTAS E HOMENS DE LETRAS DO PORTO. DE 20X13 CM. COM 57 PÁGS. B.

Importante estudo sobre Rodrigues Sampaio e sobre a sua atividade jornalística no periódico A Revolução de setembro, jornal que dirigiu a partir de 1844.

“(…) Lançado inicialmente como grande jornalista pela mão de José Estêvão, quando em 1840 este criou a «Revolução de setembro», Rodrigues Sampaio foi mais Longe que o seu companheiro na fidelidade e apoio ao fontismo. O tribuno aveirense acabaria por afastar-se do seu próprio jornal para se demarcar das posições conformistas do seu amigo Sampaio.

Esta circunstância ajuda-nos a compreender, por maioria de razões, como Sampaio havia, na continuação da sua carreira política, por tornar-se impopular quer aos olhos do proletariado, de cuja Associação de Melhoramentos fora patrono, como dos republicanos e jornalistas progressivos que não lhe perdoariam a incoerência da sua intolerância quando impôs limites à liberdade de imprensa, às célebres portarias designadas de « muda» e «surda» (1881)”.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em