O TOMBO DE DAMÃO 1592.

10,00€

O TOMBO DE DAMÃO 1592.

10,00€

O TOMBO DE DAMÃO 1592. Direcção e prefácio Artur Teodoro de Matos. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 2001. De 24x16 cm. Com 526 págs. B.

Publicação integral do importante tombo mandado fazer pelo rei em 1591 para que se registasse todas as aldeias, terras e outras propriedades que pertenciam à Fazenda Real e delas eram foreiras.

“Com a colaboração do contador Domingos Vieira, Francisco Pais encarregue da missão (…) inicia a tarefa pelo registo dos rendimentos da alfândega de Damão, a que se seguirá o das praganás. Em cada uma delas averbou, uma a uma, as aldeias que as integravam, os nomes dos seus antigos e actual proprietários, o modo como fora efectuada a sucessão, as obrigações do foreiro, bem como o tipo de rendimentos devidos à Fazenda Real provenientes maioritariamente da posse da terra, mas não só. É um autêntico cadastro da propriedade rural de Damão, além de repositório de incalculável riqueza para a sua história agrária, financeira e até social em finais de Quinhentos”.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em