Os Carecas de Ponte de Lima.

9,00€

Os Carecas de Ponte de Lima.

9,00€
1

FEIJÓ, António (2019) Os Carecas de Ponte de Lima. Coordenação, introdução e notas de João Gomes d’Abreu. Ponte de Lima: Câmara Municipal. De 22x17 cm. Com 106 págs. B.

Belíssima publicação, gráfica e artisticamente irrepressível, que recorda um dos mais curiosos episódios que sobressaltou a Ribeira Lima em finais do século XIX, e que teve com principal figura o jovem estudante de Direito em Coimbra, António Feijó.

A edição publica na íntegra e em fac-símile uma extensa carta que António Feijó dirigiu muito mais tarde, já em 1912, quando era Ministro Plenipotenciário em Estocolmo, ao seu amigo de juventude João Gomes de Abreu de Lima, recordando as peripécias de há mais de trinta anos.

A história dos carecas ou o mistério da estrada de Ponte de Lima, publicada nas colunas do Comércio do Lima é uma invenção de uma misteriosa quadrilha de carecas que assaltava os transeuntes numa estrada dos arredores de Ponte de Lima. Esta notícia picaresca depressa adquiriu contornos de realidade, pondo em alvoroço toda a população limiana à época, criando um caso que teve ecos na imprensa nortenha.

A publicação para além de primar pela qualidade de apresentação é muito valorizada pela erudita e perspicaz introdução de João Gomes d’Abreu, bisneto do destinatário da carta de António Feijó.

Além da introdução, já referida é transcrita na totalidade toda a «noticia e polémica» publicada n’O Commercio do Lima em 1880, o fac-símile da carta e o texto atualizado da mesma carta.

A capa de brochura é ilustrada com o desenho do artista limiano Sebastião Sanhudo (1851-1901). [exemplar muito bem conservado]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em