PATO, BULHÃO (1866) PAQUITA. SEIS CANTOS. COM UMA CARTA DO SR. ALEXANDRE HERCULANO. LISBOA: TYPOGRAPHIA FRANCO-PORTUGUEZA. DE 20X13 CM. COM XXXIV-222 PÁGS. E.
Primeira edição de um dos livros de poesia mais divulgados à época, valorizado com uma carta de Bulhão Pato a Alexandre Herculano e a extensa carta de resposta do grande historiador. “A Paquita, dedicada a Alexandre Herculano, seu grande amigo, é um extenso poema de onde emerge uma “bela e pálida heroína” (1866, I, 28), “Andaluza pur sang, alta e morena, / A cintura um anel, negro cabelo, Sorriso tentador, boca pequena” (1866, I, 6). Sextilhas disciplinadas, ao gosto dos formalistas, erigem um texto cheio de afetação teatral, que exagera na adjetivação e se espraia por divagações filosóficas, assumindo por vezes uma toada neoclássica”.
Encadernação meia inglesa em pele artisticamente decorada a ouro na lombada; de leve aparado à cabeça e sem capas, preservando, no entanto, em anterrosto um prefeito retrato gravado de Bulhão Pato.
Nota: encadernação com desgaste, mais evidente na zona de charneira (lombada/pastas) e miolo com acidez, própria do papel.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..