PATO, BULHÃO (1866) PAQUITA. SEIS CANTOS. COM UMA CARTA DO SR. ALEXANDRE HERCULANO. LISBOA: TYPOGRAPHIA FRANCO-PORTUGUEZA. DE 20X13 CM. COM XXXIV-222 PÁGS. E.
Primeira edição de um dos livros de poesia mais divulgados à época, valorizado com uma carta de Bulhão Pato a Alexandre Herculano e a extensa carta de resposta do grande historiador. “A Paquita, dedicada a Alexandre Herculano, seu grande amigo, é um extenso poema de onde emerge uma “bela e pálida heroína” (1866, I, 28), “Andaluza pur sang, alta e morena, / A cintura um anel, negro cabelo, Sorriso tentador, boca pequena” (1866, I, 6). Sextilhas disciplinadas, ao gosto dos formalistas, erigem um texto cheio de afetação teatral, que exagera na adjetivação e se espraia por divagações filosóficas, assumindo por vezes uma toada neoclássica”.
Encadernação meia inglesa em pele artisticamente decorada a ouro na lombada; de leve aparado à cabeça e sem capas, preservando, no entanto, em anterrosto um prefeito retrato gravado de Bulhão Pato.
Nota: encadernação com desgaste, mais evidente na zona de charneira (lombada/pastas) e miolo com acidez, própria do papel.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.