OLVIEIRA, ALBERTO D’ (1913) POMBOS-CORREIOS: NOTAS QUOTIDIANAS. COIMBRA: F. FRANÇA AMADO, EDITOR. DE 19X12 CM. COM 451 PÁGS. E.
Pombos-Correios. Notas Quotidianas, trata-se da colaboração que o autor teve no «Jornal do Commercio» de Janeiro e Dezembro de 1912.
Conjunto de 119 artigos que tratam dos mais diversos assuntos, desde história, literatura, música, escritores, religião, museus, arte, política nacional e internacional, etc. A título de exemplo deixá-mos alguns títulos das crónicas que este magnífico livro encerra: Julio Diniz; Arvores de Natal; A guerra europeia; A musica de Wagner; Theoria do feminismo; Conde de Penha Garcia; Rehabilitação de D. João VI; A Celeste Republica; Coimbra há vinte annos; António Feijó; O celibato do clero; António Nobre; A conquista da Galiza; […].
OLVIEIRA, ALBERTO D’ (1925) SERMÕES NÃO ENCOMMENDADOS: NOTAS QUOTIDIANAS. LISBOA: J. RODRIGUES. DE 17X11 CM. COM 322 PÁGS. E.
«Este volume constitue a segunda serie dos Pombos-Correios, publicados em 1913, e compõe-se como a primeira, e com excepção de alguns capitulos mais recentes ou ainda ineditos, de artigos com que collaborei regularmente no Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, nos annos de 1912 e 1913, em que residi quasi sempre em Berlim. Durante a guerra pareceu-me que a maior parte desses artigos tinha perdido, e perdido para sempre, todo o interesse. Mas agora que a guerra passou ha muito, sem cumprir as promessas e esperanças que nos tinha feito ou feito criar, descubro com gosto que a minha pobre prosa readquiriu alguma actualidade e não envelheceu muito mais do que o mundo velhissimo por cuja renovação continuamos a suspirar, mas sem já crer tanto nella.
Encadernações em material sintético; aparados e com as capas conservadas.
Nota importante ao estado de conservação:
«Pombos-correios» - capa escurecida e miolo amarelecido;
«Sermões» - lombada da encadernação com desgaste; miolo amarelecido e com pontuais manchas; capa escurecida e manchada.