A Arte dos Jugos e Cangas no Douro-Litoral.

149,00€

A Arte dos Jugos e Cangas no Douro-Litoral.

149,00€
1
MATTOS, Armando de [s.d.] A Arte dos Jugos e Cangas no Douro-Litoral. [S.l.: s.n.], imp. 1942 (Porto: -- Tip. Sequeira) De 24x18 cm. 238 págs. & 121 Ilust. E.

Embora o autor, como refere na «Introdução», pretenda focar especialmente os elementos artísticos dos jugos e cangas ornamentais existentes outrora no Douro Litoral e, entretanto, desaparecidos quase na totalidade, o certo é que este importantíssimo e pioneiro trabalho faz um estudo muito exaustivo desta curiosa alfaia, abarcando quase todas as regiões de Portugal onde o seu uso era frequente.

Esta notável monografia encerra uma abundância de material gráfico digno de nota. Além de numerosas fotografias de jugos e cangas, o autor reproduz elementos decorativos de monumentos e obras de arte, como elemento comparativo, para tentar explicar-lhes as origens. Os desenhos, alguns coloridos e de plena página são da pena de Gouveia Portuense e as fotografias do autor.

Boa encadernação meia de pele, saída da prestigiada oficina de encadernação “Frederico d’Almeida”, cuidadosamente decorada na lombada com multi-nervos, rótulo e finos ferros a ouro, em artística composição manual; corte da cabeça carminado, única margem para o efeito aparada; capas da brochura preservadas. Exemplar da biblioteca do Prof. Doutor Caeiro da Matta, cujo discreto título de posse vemos na folha de rosto.
Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em