PORTUCALE. REVISTA ILUSTRADA DE CULTURA LITERÁRIA, SCIENTIFICA, E ARTISTICA VOL XV, 1942. DIRECTORES: CLAUDIO BASTO E PEDRO VITORINO. PORTO. DE 24X17CM. COM 224 PÁGS. ILUST. B
Ano completo de 1942, desta importante revista lançada em janeiro de 1928, sob a direção de Augusto Martins, Cláudio Basto e Pedro Vitorino. Acolheu durante a sua publicação a colaboração de destacadas personalidades da cultura portuguesa, nas rubricas de crítica literária, criação, inéditos e autógrafos, linguagem, In Memoriam, bibliografia, vida académica e estudos históricos, entre os quais: Leite de Vasconcelos, Fausto Guedes Teixeira, Afonso Duarte, Augusto César Pires de Lima, Lopes de Mendonça, Jaime Magalhães Lima, Leonardo Coimbra, Mário Beirão, Adolfo Casais Monteiro, António Correia de Oliveira, João de Castro Osório, Leonardo Coimbra, D. João de Castro, Raul Brandão, José Régio, António Botto, Luís Amaro, António Navarro, entre muitos outros.
Alguns dos estudos/ ensaios: «Vida e obras de José leite de Vasconcelos», de Orlando Ribeiro; «Escrita e contabilidade popular», por Luís da Silva Ribeiro; «Estremoz (nótulas antigas)», por Alberto Osório; «Ilha da Madeira (com 6 gravuras)», por Emanuel Ribeiro; «curiosidades da nossa língua», por Serras Frazão; «Cantar de papo», por J. A. Pires de Lima; «escultura portuguesa medieval - Nossa Senhora de Campanhã e nossa Senhora do Rosário de Campanhã (com 2 gravuras)», por Pedro Vitorino; «usanças de outrora e vestígios nos nossos dias», por Bertino Daciano; «O carro de bois», por Fernando Carvalho;
Pública ainda: cartas inéditas de Eça de Queirós, Antero de Quental e António Padula; versos de Amorim de Carvalho, de Oliveira Simões de Cabral do Nascimento, de Sebastião Brumal, Júlio de Castro Lopo, etc.
Encadernação com a lombada e cantos em pele, decorada na lombada com nervos e rótulos com os títulos gravados a ouro; conserva no final do volume todas as capas dos fascículos.