RELIGIÃO E CULTURA NA IDADE MÉDIA PORTUGUESA

9,00€

RELIGIÃO E CULTURA NA IDADE MÉDIA PORTUGUESA

9,00€
1

MATTOSO, JOSÉ (1982) RELIGIÃO E CULTURA NA IDADE MÉDIA PORTUGUESA. LISBOA: IMPRENSA NACIONAL – CASA DA MOEDA. DE 24X15 CM. COM 754 PÁGS. ILUST. B.

“O conjunto de estudos reunidos no volume é o resultado de vinte anos de investigações. Quando foram iniciados, podia-se dizer que quase inauguravam um caminho novo entre nós. Por meio das investigações aqui publicadas verifica-se cada vez com mais clareza a extraordinária vitalidade do monaquismo português do século XI, e sobretudo do XII. É certamente o capítulo mais apaixonante da história religiosa de Portugal durante a Idade Média”.

Índice de alguns dos trabalhos: «Sobrevivência do monaquismo frutusiano em Portugal durante e reconquista»; «O monaquismo Ibérico de Cluny»; «A introdução da Regra de São Bento em Portugal»; «Data da introdução da liturgia romana na diocese de Braga»; «Eremitas portugueses do século XII»; «A vida religiosa dos beneditinos portugueses durante o século XIII»; «O mosteiro de Rendufe (1090-1570»; «O ideal de pobreza e as ordens monásticas em Portugal durante os séculos XI-XIII». [capa da brochura com acidez e alguns pequenos defeitos]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em