Soajo. Entre Migrações e Memória

23,00€

Soajo. Entre Migrações e Memória

23,00€
1

CALLIER-BOISVERT, Colette (2004) Soajo. Entre Migrações e Memória. Estudos sobre uma sociedade agro-pastoril de identidade renovada. Arcos de Valdevez: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. De 25x18 cm. Com 289 págs. B.

Este volume é uma colectânea de estudos da antropóloga francesa Coltette Boisvert, fruto de uma longa observação in situ no domínio etnológico, alguns publicados entre 1966 e 1996 e outros inéditos.

“Colette Cailler-Boisvert trouxe-nos um olhar sobre a residência, a filiação, os direitos de sucessão, o casamento, as relações no seio da família, a partir de Soajo, mas refletindo acerca do contexto português”, diz acerca dela Paula Godinho (antropóloga que leciona Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), que é profunda conhecedora da investigadora gaulesa.

Índice de alguns dos estudos: «Uma comunidade rural feminina do Alto Minho nos começos dos anos sessenta»; «O soajo sob olhares alheiros»; «Ser mulher no soajo entre 1860 e 1986: celibato, casamento, ilegitimidade»; «Terras de baldio e terras privadas»; «Água viva, água partilhada»; «Uma tarefa colectiva e gratuita obrigatória: a limpeza das poças e dos regos»; «Património e identidade»; (…). [exemplar muito bem conservado]

Invulgar e estimado.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em