SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA JUSTIÇA EM ÉVORA

10,60€

SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA JUSTIÇA EM ÉVORA

10,60€

ESPANCA, TÚLIO; FARIA, ESTRELA (1963) SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA JUSTIÇA EM ÉVORA. ÉVORA: CÂMARA MUNICIPAL. DE 24X18 CM. COM 25 PÁGS., [10] PP. ILUST. B.

Opúsculo editado por ocasião da inauguração do Palácio da Justiça de Évora, magnífico imóvel projetado pelo diretor da Escola de Belas-Artes do Porto, arquiteto Carlos Ramos.

A edição é constituída por duas partes distintas: subsídios para a história da justiça em Évora e um documentário fotográfico mostrando vários aspetos de maior interesse artístico. Neste particular ressalta o interesse e originalidade da composição geral da obra cerâmica, polícroma, da sala de audiências do Tribunal, devida ao génio da pintura eborense Estrela Faria, tema alegórico que é mesma artista esclarece nas suas múltiplas interpretações concecionais nestas páginas. Mas, dentro do objetivo enunciado, o opúsculo contém de primordiais notas históricas que Túlio Espanca, sempre minucioso e atento nesta matéria, escreveu com a segurança própria do estudioso que é e com a preocupação de construir base sólida para eventuais investigações futuras de maior profundidade. O autor, deixa descritos pormenores sobre a história da justiça em Portugal e de Évora em particular que, se não podem ser considerados uma novidade, são pelo menos pouco conhecidos da maioria.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em