SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DE PERRE

7,42€

SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DE PERRE

7,42€

MOREIRA, MANUEL L. PIRES (2000) SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DE PERRE. VIANA DO CASTELO: FÁBRICA DA IGREJA PAROQUIAL DE PERRE. DE 21X14 CM. COM 157 PÁGS. B.

A freguesia de Perre alonga-se por cerca de 130 ha, numa faixa comprida pelo interior da metade setentrional do concelho de Viana do Castelo. Está situada na margem direita do rio Lima, a cerca de 5Km da Cidade de Viana.

«Em 1258, na lista das igrejas situadas no território ao norte do rio Lima, elaborada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III Perre aparece como uma das igrejas subordinadas ao bispado de Tui. No catálogo das mesmas igrejas de 1320, mandado elaborar, para pagamento de taxa, São Miguel de Perre foi taxada em 50 libras. Pertencia, ao tempo, à Terra de Vinha. Em 1444, D. João I conseguiu do papa que aquele território de entre Lima e Minho fosse desmembrado do bispado de Tui passando a pertencer ao de Ceuta, onde se manteve até 1312.

Índice dos capítulos: «Topónimos - lugares e sítios de Perre», «Sistema viário da Perre»; «Antropónimos: nomes, sobrenomes e apelidos ou alcunhas»; «Rios, engenhos e azenhas»; «Fontes de Perre»; «Quintas de Perre»; «As alminhas»; «Cultura do linho na freguesia de Perre»; «A fornada»; «A serenata»; etc.

Nota: Maculado com assinatura de posse.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em