PRAÇA UNIVERSAL DE TODO O ORBE: UMA VISTA DE LISBOA EM 1619. COORD. PEDRO FLOR. LISBOA: MUSEU DE LISBOA: EGEAC, 2019. DE 23X15 CM. COM 97, [1] PÁGS. ILUST. B.
Monografia inteiramente dedicada à pintura "A Vista de Lisboa", uma peça extraordinária e uma obra fundamental para a história de Lisboa, pertencente ao Castelo de Weilberg, na Alemanha, que representa essa Praça Universal de Todo o Orbe, título que o cronista João Baptista Lavanha utilizou para se referir a Lisboa, por ocasião da entrada solene de D. Filipe II na capital portuguesa. “Não sendo uma pintura de primeira linha do ponto de vista estritamente artístico, trata-se de um documento iconográfico de absoluta excepção, tanto para a história da arte como, mais ainda para a história de Lisboa. O pintor que realizou esta vista panorâmica da cidade terá conhecido muito bem o espaço que representou e terá estado presente na cerimónia régia que dá o mote à obra. Revelou o espaço com tal rigor, que a detalhada iconografia urbana, rural e fluvial que pintou diz-nos hoje muito mais sobre a datação do quadro do que a própria data expressa na cartela”. Edição de cuidada execução gráfica, estampada em bom papel, reproduzindo a cores e com muito detalhe a pintura e outras imagens com ela relacionadas. [como novo]
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