A HISTÓRIA TRÁGICO-MARÍTIMA: ANÁLISES E PERSPECTIVAS. ORGANIZAÇÃO DE MARIA ALZIRA SEIXO E ALBERTO CARVALHO. LISBOA: EDIÇÕES COSMOS, 1996. DE 23X15 CM. COM 235 PÁGS. B.
Valiosa coletânea de estudos sobre a conhecida antologia do erudito setecentista Bernardo Gomes de Brito, História Trágico-Marítima, de 1735-36. A obra publicada em 2 vols. continua a ser um inesgotável manancial para estudos de natureza antropológico-cultural, histórico-política, e, sobretudo, de âmbito estético-literário.
Índice dos estudos: “acerca dos « relatos de naufrágio»: significações narrativas e semânticas», “A «Relação da viagem e naufrágio da nau São Paulo» de Henrique Dias. consagração martirológica e libelo acusatório”; “ética e a ação nas narrativas de viagens. Unidades e ordem discursiva no «Tratado das batalhas do galeão Santiago e da nau Chagas»”; “ A « relação do naufrágio da nau São Tomé»: três versões”; “Para o estudo da «Relação do naufrágio da nau Conceição nos baixos de Pêro dos Banhos no ano de 1555»”; “Uma leitura da «Relação do naufrágio da nau Santa Maria da Barca no ano de 1559»”; “O abismo sob o mar que se ergue. (A partir do relato da nau Santiago, com recurso aos relatos das naus São Francisco e Conceição)”; “A palavra de Jorge de Albuquerque. Ensaio sobre « Naufrágio que passou o Jorge de Albuquerque vindo do Brasil no ano de 1565»”; “História e fixação nos relatos de naufrágios. O caso da «Relação da mui notável perda do Galeão grande São João»”.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..