A OURIVESARIA EM PORTUGAL

47,70€

A OURIVESARIA EM PORTUGAL

47,70€

GRAVE, JOÃO (1917) A OURIVESARIA EM PORTUGAL: AS PRATAS DA CASA REIS. PORTO: [S.N.]. [TIPOGRAFIA “PORTO MEDICO” – PORTO]. DE 27X20 CM. COM 118, [2] PÁGS, [21] FLS. ILUST. E.

É muito interessante e invulgar, cremos que de uma tiragem reduzida, este trabalho sobre a ourivesaria em Portugal, tendo como base de estudo da afamada e prestigiada Casa Reis & Filhos do Porto. Numa linguagem muito atraente e desprendida do vocábulo excessivamente técnico, sem, no entanto, cair na falta de rigor historiográfico e artístico, João Grave poeta, jornalista, cronista, ensaísta e romancista, brinda o leitor com valiosos subsídios para o estudo da prataria de motivos históricos, produzida na cidade Invicta nos finais do século XIX e inícios do XX, como por exemplo a baixela de prata e ouro encomendada pelo Visconde S. João da Pesqueira e desenhada por Rafael Bordalo Pinheiro. O estudo encerra ainda interessantes notas para a história do imóvel em que a ourivesaria se encontrava instalada, raro exemplar de arquitetura comercial, com referências à Arte Nova, projeto da autoria de José Teixeira Lopes e respetivas salas de exposições que tinham pinturas e tectos de António Teixeira Lopes.

Estudo apreciado, documentado com mais de vinte ilustrações negro em folhas separadas do texto, reproduzindo peças de ourivesaria daquela ilustre e antiga Casa portuense, entretanto desaparecida. Valorizado com DEDICATÓRIA AUTÓGRAFA do punho do autor. Primeira e única edição. Encadernação em meia francesa de pele, decorada na lombada com ferros e títulos a ouro; corte da cabeça dourado por folhas e restantes margens intactas; capas preservadas.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em