A RAINHA D. LEONOR. EXPOSIÇÃO REALIZADA PELA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN NO MOSTEIRO DA MADRE DE DEUS. LISBOA: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, 1958. DE 21X14 CM. COM 83-XXII PÁGS. ILUST. E.
A exposição, A Rainha D. Leonor, desenvolveu uma abordagem apoiada no estudo histórico e na recolha iconográfica da “obra” da Rainha, sob uma dupla perspetiva, a criação das Misericórdias e o apoio às Artes.
Reuniu-se, para o efeito, um grupo de colaboradores, que apoiariam, entre outras tarefas, o trabalho de localização e requisição de peças de diversa natureza a instituições estrangeiras e nacionais: João Couto (diretor do Museu Nacional de Arte Antiga) - estudo do papel da Rainha no campo das artes plásticas; Fernando Correia (diretor do Instituto de Higiene Dr. Ricardo Jorge) - análise das Misericórdias e recolha iconográfica; Manuel Estevens (diretor da Biblioteca Nacional de Lisboa) - recolha e análise de códices e incunábulos encomendados pela Rainha; Jorge Moser - estudo da genealogia da Rainha e da sua heráldica.
No catálogo, o tom dos textos destes especialistas é sempre reverencial, procurando sublinhar a plena integração no movimento renascentista dessa figura caridosa e humanista que foi “Princesa Perfeitíssima”. Leonor de Oliveira in A Exposição “A Rainha D. Leonor” no Quadro das Exposições Evocativas do Estado Novo
Catálogo de elevado apuro gráfico, impresso em papel de boa qualidade, profusamente ilustrado em extra-texto. Encadernação inteira em semi-pele com rótulos nervos na lombada; capas conservadas.
Nota: capas com algum desgaste.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..