A RAINHA D. LEONOR. EXPOSIÇÃO REALIZADA PELA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN NO MOSTEIRO DA MADRE DE DEUS. LISBOA: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, 1958. DE 21X14 CM. COM 83-XXII PÁGS. ILUST. E.
A exposição, A Rainha D. Leonor, desenvolveu uma abordagem apoiada no estudo histórico e na recolha iconográfica da “obra” da Rainha, sob uma dupla perspetiva, a criação das Misericórdias e o apoio às Artes.
Reuniu-se, para o efeito, um grupo de colaboradores, que apoiariam, entre outras tarefas, o trabalho de localização e requisição de peças de diversa natureza a instituições estrangeiras e nacionais: João Couto (diretor do Museu Nacional de Arte Antiga) - estudo do papel da Rainha no campo das artes plásticas; Fernando Correia (diretor do Instituto de Higiene Dr. Ricardo Jorge) - análise das Misericórdias e recolha iconográfica; Manuel Estevens (diretor da Biblioteca Nacional de Lisboa) - recolha e análise de códices e incunábulos encomendados pela Rainha; Jorge Moser - estudo da genealogia da Rainha e da sua heráldica.
No catálogo, o tom dos textos destes especialistas é sempre reverencial, procurando sublinhar a plena integração no movimento renascentista dessa figura caridosa e humanista que foi “Princesa Perfeitíssima”. Leonor de Oliveira in A Exposição “A Rainha D. Leonor” no Quadro das Exposições Evocativas do Estado Novo
Catálogo de elevado apuro gráfico, impresso em papel de boa qualidade, profusamente ilustrado em extra-texto. Encadernação inteira em semi-pele com rótulos nervos na lombada; capas conservadas.
Nota: capas com algum desgaste.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.