A TERCEIRA INVASÃO DE PORTUGAL – 1810-1811

17,00€

A TERCEIRA INVASÃO DE PORTUGAL – 1810-1811

17,00€

BUTTERY, DAVID (2008) WELLINGTON CONTRA MASSENA: A TERCEIRA INVASÃO DE PORTUGAL – 1810-1811. LISBOA: GRADIVA. DE 24X16 CM. COM 320 PÁGS. B.

O recontro de Wellington e Massena foi um dos mais notáveis braços-de-ferro entre dois comandantes durante a guerra peninsular. Em 1810-11, os dois formidáveis generais conduziram uma campanha de manobra, batalha e atrito em Espanha e Portugal que teria um impacto decisivo sobre o resultado final da guerra.

David Buttery faz uma análise lúcida e rigorosa deste extraordinário conflito e das personalidades dos seus dois protagonistas. Servindo-se de uma grande variedade de fontes - particularmente de relatos de testemunhas oculares de ambas as facções - o autor reavalia os célebres confrontos de Ciudad Rodrigo, Almeida e Buçaco, e discorre sobre as linhas de Torres Vedras e a derradeira e encarniçada batalha de Fuentes de Oñoro.

David Buttery dá-nos uma perspectiva nova e surpreendente deste episódio crucial das guerras napoleónicas, reflectindo em particular sobre as consequências da política de «terra queimada» implementada contra os franceses e as versões contraditórias de alguns testemunhos contemporâneos que continuam a intrigar os historiadores e a confundir o nosso entendimento do conflito. [exemplar com novo]

Este produto ficou sem stock. Contacte-nos.

Também pode estar interessado em