[1892] RECONHECIMENTO GEO-HYDROLOGICO DE CHAVES

37,10€

[1892] RECONHECIMENTO GEO-HYDROLOGICO DE CHAVES

37,10€
1

LIMA, J. M. DO REGO (1892) RECONHECIMENTO GEO-HYDROLOGICO DE CHAVES. LISBOA: IMP. NACIONAL. DE 23X14 CM. COM 56, 1 PÁGS., 1 FLS. B.

Engenheiro de Minas, Rego Lima, foi nomeado por portaria de 30/07/1890 para proceder ao reconhecimento hidrológico das Caldas de Chaves e das do Gerês, da determinação do volume e ainda de estudar as condições de captação das nascentes das referidas estações. Este trabalho, pioneiro à época e hoje muito raro, refere-se à primeira das regiões mencionadas.

Alguns dos temas tratados pelo autor ao longo do volume: «Situação da Vila de Chaves e condições gerais orográficas da região»; «Condições geológicas gerais da região de Chaves»; «Descrição detalhada do solo sobre que assenta a Vila de Chaves»; «Situação das nascentes termais de Chaves»; «Águas mineralizadas»; «Antigas termas de Chaves»; «Relações prováveis das águas minerais de Chaves com os acidentes geológicos do seu solo»; «Determinação do caudal das nascentes»; «Considerações sobre a captagem»

Ilustrado com 1 mapa cromo-litografado em fl. desdobrável de dimensões consideráveis e três gravuras impressas do corpo do texto, duas das quais xilogravuras abertas por Heitor, em plena página: «Vista do local das nascentes de Chaves e câmaras das três principais nascentes»; «Crista do grande filão silicioso».

Nota: capa com desgaste e pequenas perdas de papel, mais evidentes e notórias na lombada e contracapa.

Only 1 units of this product remain

You might also be interested in