A CASA E O ESTADO DO INFANTADO: 1654-1706

21,20€

A CASA E O ESTADO DO INFANTADO: 1654-1706

21,20€
1
LOURENÇO, PAULA (1995) A CASA E O ESTADO DO INFANTADO: 1654-1706: FORMAS E PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS DE UM PATRIMÓNIO SENHORIAL. LISBOA: JUNTA NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: CENTRO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE. DE 23X15 CM. COM 268 PÁGS. B.
Trabalho académico que constituiu a dissertação de Mestrado em História Moderna, apresentada pela autora à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em Março de 1989.
“(…) Neste sentido, no interior de cada uma das instituições pertencentes ao senhorio da Casa, os respectivos magistrados e oficiais serão objecto de três vertentes analíticas: a) a procedência: origem geográfica, condição social e formação académica; b) a promoção no interior da carreira; c) os emolumentos e níveis de rendas. (…) No que se refere às práticas administrativas guiaremos o nosso estudo por três vias de abordagem fundamentais. A primeira visualizará de que modo foi aplicada a jurisdição do Infante e quais os efeitos sociopolíticos (…). Num segundo plano, tentaremos compreender a articulação entre órgãos centrais de administração da justiça, as justiças senhoriais e o oficialato local. (…) Uma última alínea abordará, as áreas de aplicação efectiva da jurisdição senhorial traçando o quadro das receitas da Casa ao longo do período em estudo.” [capa com algum desgaste]

Only 1 units of this product remain

You might also be interested in