A ENTREVISTA: SEM SANTO NEM SENHA

47,70€

A ENTREVISTA: SEM SANTO NEM SENHA

47,70€

LEITÃO, JOAQUIM (1915) A ENTREVISTA: SEM SANTO NEM SENHA. Nº 1 (30 OUT. 1913) – Nº 20 (8 MAIO 1914). PORTO: JOAQUIM LEITÃO. DE 24X18 CM. COM 315, [8] PÁGS (NÚM. CONTÍNUA). E.

Obra invulgar quando completa com os 20 números referentes a outras tantas entrevistas realizadas por Joaquim Leitão entre outubro de 1913 e maio de 1914, a personalidades relevantes dos mais diversos quadrantes políticos e sociais. João d'Azevedo Coutinho, Conde de Mangualde, Cunha e Costa, Ferreira de Mesquita, José d'Azevedo Castelo Branco, José de Faria Machado, Tenente Saturio Pires, José Luciano de Castro, Ayres d'Ornellas, Padre Domingos (guerrilheiro e instigador do levantamento de Cabeceiras de Basto em 1912), Fialho de Almeida, são alguns dos entrevistados. Ilustrado à parte com os retratos de cada um dos entrevistados.

“(…) Socialista o monárchico, evolucionista ou radical, crente ou negador, todo portador da ideia ou da superstição será perguntado, ouvido e publicado. «A Entrevista» não será um órgão de partido, mas simplesmente um arquivo de documentação viva, e a vida dos organismos sociais não tem só uma gama partidária, como o espectro solar não tem apenas uma cor: o prisma que as quiser recompor tem de ser translúcido. O prisma da «Entrevista» será a serena independência mental, a ausência de superstição política, puro jornalismo sem santo nem senha.

Encadernação meia francesa em chagrin com ferros a ouro na lombada; só com leve aparo à cabeça, conservando a capa impressa em 1915 para agrupar todos os fascículos. [miolo uniformemente amarelecido; capa, primeiras e últimas folhas com acidez própria da fraca qualidade do papel]

This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.

You might also be interested in