BUESCU, ANA ISABEL (2016) A LIVRARIA RENASCENTISTA DE D. TEODÓSIO I, DUQUE DE BRAGANÇA. LISBOA: BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL. DE 23X16 CM. COM 385 PÁGS. ILUST. B.
Estudo da livraria de D. Teodósio I (1510?-1563), 5.º duque de Bragança, efetuado com base na cópia seiscentista do Inventário de Bens da Casa de Bragança que entre os 6000 itens incluía cerca de 1600 livros. O trabalho procura traçar a fisionomia, características e linhas-de-força daquela livraria, entretanto dispersa, enquadrando-a nas dinâmicas culturais do século XVI em Portugal, designadamente das cortes régia e ducal. Pela dimensão, variedade e atualidade, a livraria de D. Teodósio I emerge, assim, na primeira metade do século XVI, não só como a maior coleção de livros em Portugal, mas como uma das grandes coleções de livros da Europa do tempo.
A obra compreende quinze capítulos, entre os quais: «1. Dinâmicas culturais em Portugal e a Casa de Bragança no século XVI»; no segundo, «2. Livrarias régias e senhoriais nos séculos XV e XVI e a livraria de D. Teodósio I» faz uma análise comparada da livraria do duque com a de outros membros da nobreza; por último, parte para a análise da livraria, que se estende do capítulo terceiro, «3. A livraria no contexto do inventário do património ducal, ao capítulo catorze», «14. A composição da livraria. Proveniências, circuitos e agentes: uma sondagem» e conclui com uma avaliação da livraria de D. Teodósio I no contexto do património brigantino, «15. A Casa de Bragança na livraria de D. Teodósio I».
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.