MARTINS, BENTO (1892) A TRAGEDIA DO NORTE. 27 FEVEREIRO 1892. POEMETTO OFERECIDO A SUA MAGESTADE E RAINHA REVERETENDO O PRODUTO PARA AS VIÚVAS E ÓRFÃOS DA POVIA DE VARZIM. COM UM PREFÁCIO DE ALBERTO PIMENTEL. LISBOA: IMPRENSA NACIONAL. DE 17X12 CM. COM 27 PÁGS. B.
Primeira edição deste poemeto, com um prefácio que ocupa 7 pp. da autoria de Alberto Pimentel. Edição muito cuidada, estampa em bom papel, com o texto enquadrado em artista cercadura em tom verde.
No dia 27 de fevereiro de 1892, a Póvoa de Varzim presenciou um dos mais marcantes desastres marítimos da história portuguesa. Nesse dia, uma tempestade violenta apanhou de surpresa a frota pesqueira poveira. Em poucas horas, 105 pescadores morreram, (70 poveiros e 35 oriundos da Afurada) deixando dezenas de viúvas e mais de duas centenas de órfãos.
Este desastre teve um enorme impacto social, deixando muitas famílias sem sustento e gerando comoção nacional. Como resposta, foi fundado ainda em 1892 o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), com o objectivo de organizar o salvamento marítimo e apoiar vítimas e suas famílias.
Esta tragédia marcou profundamente a história marítima portuguesa. Ainda hoje na Póvoa de Varzim, a tragédia é lembrada com monumentos, cerimónias e na memória coletiva local.
Nota: cadernos por abrir; capa escurecida e com algumas manchas.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.