RIBEIRO, AQUILINO (S.D.) CAMINHOS ERRADOS. NOVELAS. LISBOA: LIVRARIA BERTRAND. DE 18X12 CM. COM 354, [2] PÁGS. E.
“Grande bicho é o homem! Bate-se e morre de sorriso nos lábios por disparates. Trilha sendas ásperas e espinhosas, atrás de miragens, como se pisasse as mais fofas tapeçarias”. Nestas breves frases tiradas do prefácio, Aquilino explica o título do seu livro.
“Caminhos Errados” conta a linha caprichosamente descrita por um punhado de figuras, movidas, nos labirintos da vida, pela bússola da sua própria inquietude e da sua sede de aventura. “Sem o erro”, diz-nos, “a Terra tornar-se-ia uma morna e desolada charneca, ou pelo menos uma paradisíaca e rotunda pasmaceira.” Evaristo, jovem e frustrado, erra na procura do amor, que julgara encontrar em Maria Salomé, o Lambru erra quando, vencidos tormentos sem conta, vê a mulher que trazia nas meninas dos olhos casada com o homem que o atirara para o inferno da guerra. Há uma certa melancolia nestas seis novelas, a que não escapa até “Menos Sete”, uma deliciosa aguarela tecida em torno das vicissitudes dos gatos e gatas que povoaram os quintais de Aquilino.
Boa encadernação com lombada e cantos em pele saídas das oficinas de Raul d’Almeida decorada na lombada com nervos e ferros a ouro; corte da cabeça tintado á cor da encadernação, conservando as capas.
Nota: capa escurecidas; assinatura de posse no rosto.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.